A energia solar é a resultante da captação da luz solar, convertida em eletricidade por meio de painéis solares. Esta é uma fonte de energia renovável disponível de forma abundante no planeta Terra.
Nos tempos antigos, as pessoas usavam-na para gerar fogo, e atualmente, as células fotovoltaicas transformam a energia solar em eletricidade.
Então, para te ajudar a compreender seus usos, destacamos abaixo diversas aplicações da energia solar nos dias de hoje…
Conteúdo da página
ToggleA energia solar e suas aplicações
A energia solar, uma forma de energia renovável, inesgotável e acessível. Seu uso contribui para a redução da poluição ambiental, sendo considerada uma das formas mais limpas de energia. Portanto, pode-se usar para o aquecimento, iluminar interna e externamente, no transporte e muito mais.
Mas além destas, outras aplicações da energia fotovoltaica que merecem ser mencionadas incluem:
1. Industrial
As indústrias, devido ao uso de máquinas e equipamentos pesados, demandam níveis elevados de eletricidade.
Portanto, a energia solar pode ser uma fonte de eletricidade que pode atender a essa demanda.
Assim, incorporação da energia solar em processos industriais contribui para o controle dos custos de eletricidade.
2. Carregamento de baterias
Se você tem dispositivos como videogames, eles podem ser carregadas durante o dia através de baterias.
Estas baterias são muito úteis em casos de cortes de energia.
Assim, é possível economizar eletricidade ao carregar uma reserva de baterias com a energia solar durante o dia para uso durante a noite. Essa prática reduz o consumo de eletricidade convencional.
Veja também:
- Solar Vale: A Escolha Certa Para Um Futuro Sustentável
- Brasil Será o Quinto Maior Mercado em Geração Solar Até 2032!
- Canal do Invest Sustain no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
3. Aquecimento da água com a energia solar
Os sistemas ativos e passivos substituem os aquecedores tradicionais no aproveitamento da energia solar para aquecimento de água.
Na categoria dos aquecedores ativos, existem dois subtipos de sistemas de aquecimento de água:
- Sistema de circulação direta: Estes sistemas utilizam uma bomba para circular a água doméstica através de coletores solares, aquecendo-a durante o processo.
- Circulação indireta: Esse tipo de sistema faz uso de um líquido não suscetível ao congelamento para transferir o calor da água que flui para a casa. Dessa forma, regiões com temperaturas que podem chegar a níveis congelantes adotam essa tecnologia.
Os sistemas de aquecimento de água passivos, por outro lado, são mais econômicos, embora sejam geralmente menos eficientes do que os sistemas ativos.
Assim, dentro dessa categoria, também destacam-se dois tipos:
- Sistemas de com coletor de armazenamento integrado: Utilizados em regiões onde as temperaturas de congelamento são extremamente raras, esses sistemas possuem um coletor solar integrado ao tanque de armazenamento de água. Sendo assim, a luz solar aquece a água.
- Sistemas passivos com coletor invertido: Nesse caso, o coletor solar, responsável por aquecer a água, é posicionado abaixo do tanque de armazenamento. Esse método também se encaixa na categoria de sistemas de aquecimento de água solar passivos.
A energia solar em iluminação pública
Outra aplicação comum da energia solar é a iluminação pública.
Esse sistema permite que as luzes funcionem à noite, aproveitando a energia do sol armazenada durante o dia, o que reduz os custos de eletricidade e diminui o impacto ambiental.
Por fim, a iluminação pública com a energia do sol é uma solução para locais que não estão conectados à rede elétrica comum, como em áreas remotas e rurais.
Conclusão
Como você viu, a energia do sol pode ser aplicada em diversas áreas.
Por outro lado, seus usos abrangem desde o aquecimento de água até o fornecimento de eletricidade para indústrias, residências e até mesmo o carregamento de baterias e iluminação de locais remotos.
Então, com a evolução da tecnologia fotovoltaica, a energia do sol continua ajudar na escolha de alternativas energéticas sustentáveis e na redução da pegada ambiental.
Portanto, à medida que nos voltamos para soluções mais ecológicas, a energia do sol promete atender nossas necessidades energéticas de maneira limpa e eficaz.