Guia Rápido da Energia Renovável: Quais São as Principais?

Algumas fontes de energia sustentáveis são frequentemente chamadas de "energia verde" porque são consideradas uma alternativa aos combustíveis fósseis tradicionais, como petróleo e carvão.

Você já se perguntou o que “energia renovável” realmente significa? Fontes de energia renováveis são encontradas na luz solar, no ar, no subsolo e em nossos oceanos. 

Elas fazem parte da estrutura física do planeta, o que significa que estão sendo constantemente renovadas por meios naturais e não podem acabar.

Algumas fontes de energia sustentáveis são frequentemente denominadas energia verde, pois representam uma alternativa aos combustíveis fósseis tradicionais, como petróleo e carvão.

No entanto, só porque uma fonte de energia é renovável não significa que seja 100% ambientalmente segura. 

Por exemplo, as barragens aproveitam o poder da água em movimento, mas também podem prejudicar os peixes e a vida selvagem. 

As turbinas eólicas usam a energia do sol para gerar eletricidade limpa, mas há impactos ambientais do processo de fabricação.

No entanto, os recursos de energia alternativa têm uma pegada ambiental muito menor do que os combustíveis fósseis. 

É por isso que as fontes de energia renováveis são tão importantes – elas são o nosso passaporte para um mundo menos poluído. 

Energia renovável: quais são os tipos? 

Algumas fontes de energia renovável geram energia aproveitando processos naturais, como a luz solar ou as ondas.

Com isso em mente, conheça os principais tipos abaixo:

1. Energia solar

A luz solar é um recurso renovável, e seu uso mais direto é alcançado capturando a energia do sol. 

Os sistemas fotovoltaicos usam células solares para converter a luz solar em eletricidade. 

Por outro lado, sistemas solares heliotérmicos podem aquecer edifícios ao circular água através de coletores solares de placa plana.

Placas espelhadas que são focadas para ferver água em um gerador podem produzir eletricidade.

Edifícios comerciais, industriais e residências podem aproveitar a energia do sol para necessidades de maior escala, como ventilação, aquecimento e resfriamento. 

Proprietários, empresas e entidades governamentais aproveitam os benefícios da energia solar para: 

  1. Instalar painéis solares para fins domésticos comerciais; 
  2. Construir ou adaptar um edifício para incorporar sistemas solares de água quente, resfriamento ou ventilação;
  3. Projetar do zero estruturas que aproveitem os atributos naturais do sol para aquecimento e iluminação pública;

E muito mais! 

Veja também:

2. Energia éolica 

O vento, uma forma de energia renovável, pode ser considerado. Turbinas eólicas capturam o fluxo de vento e o convertem em eletricidade.

Por exemplo, ainda usamos moinhos de vento em uma escala menor para bombear água nas fazendas.

Sistemas de geração eólica de nível comercial estão disponíveis para atender às necessidades de energia renovável de muitas organizações.

Turbinas eólicas simples podem gerar eletricidade para complementar um fornecimento elétrico existente. 

3. Energia renovável geotérmica

O calor da terra é a fonte da energia geotérmica. Fontes próximas à superfície ou rochas aquecidas e reservatórios de água quente localizados a quilômetros abaixo de nossos pés geram essa energia.

Assim, as usinas geotérmicas aproveitam essas fontes de calor para gerar eletricidade.

No entanto, em uma escala muito menor, um sistema de bomba de calor geotérmico pode aproveitar a temperatura baixo da superfície para ajudar a fornecer calor para um projeto ou residência.

4. Energia hidrelétrica 

A energia hidrelétrica não é uma invenção nova.

Hoje, no entanto, capturamos a energia cinética dos rios que fluem de uma maneira muito diferente e a convertemos em hidroeletricidade.

Portanto, sistemas que constroem barragens para armazenar água em um reservatório, liberam-na para fluir através de turbinas e produzem eletricidade, geram o tipo mais comum de energia hidrelétrica.

5. Energia renovável oceânica 

A energia oceânica deriva de tecnologias que usam a energia cinética e térmica da água do mar – ondas ou correntes, por exemplo – para produzir eletricidade ou calor.

Os sistemas de energia oceânica ainda estão em um estágio inicial de desenvolvimento, com vários protótipos de dispositivos de onda e corrente de maré sendo explorados. 

No entanto, o potencial teórico para a energia oceânica excede facilmente os requisitos atuais de energia humana.

Conclusão 

Por fim, defender as energias renováveis, ou usá-las em sua casa, pode acelerar a transição para um futuro de energia limpa

Mesmo que você ainda não consiga instalar painéis solares em larga escala, você pode optar por usar a eletricidade de uma fonte de energia limpa.

Picture of Rafaela Silva

Rafaela Silva

Especializada em investimentos e sustentabilidade, com ampla experiência em análise de mercado e desenvolvimento de conteúdo sobre práticas financeiras e ambientais responsáveis.

Últimos posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Patrocinados