Energia Solar: Por Que Considerar?

A energia solar é uma fonte de energia renovável e inesgotável por natureza

A nossa estrela, o sol, representa a principal fonte de energia na qual a Terra sempre confiou. Ele fornece a energia solar. 

É a mais poderosa e amplamente pesquisada fonte de energia, desempenhando um papel importante na transição energética.

A mais notável delas é a capacidade de contribuir para a preservação do nosso planeta contra as mudanças climáticas.

Assim, a captação e utilização da energia solar nos permite reduzir a dependência de combustíveis fósseis, sem a emissão de gases de efeito estufa, e nos direciona rumo à independência energética.

Entretanto, você sabe quais são os atributos singulares da energia solar que a distinguem de outras fontes de energia renovável, como a energia eólica, geotérmica e hidrelétrica? 

Listamos a seguir os pontos que destacam o enorme potencial da nossa estrela mais próxima para abastecer diariamente tanto pessoas como empresas.

1. A energia solar é uma fonte de energia renovável e inesgotável por natureza

É um fato que a estrela que ilumina o nosso sistema solar terá um fim em cerca de quatro a cinco bilhões de anos. 

No entanto, em uma escala de tempo mais relevante para nós, o sol permanece uma fonte de energia constante e inesgotável, irradiando invariavelmente dia após dia e ano após ano.

Além de sua constância, a radiação solar que alcança a Terra é abundante. Se considerássemos a Terra como um plano inclinado em direção ao sol, receberíamos 1.377 watts de energia solar por metro quadrado. 

É necessário capturar apenas 6% dessa energia solar para atender todas as necessidades de energia da humanidade.

Portanto, usar energia solar reduz as emissões de carbono e os custos de energia, além de ser sustentável e renovável.

2. Disponibilidade em todos os lugares sob o sol

Pode parecer óbvio, mas o fato de que todas as regiões do planeta recebem luz solar, em maior ou menor grau, oferece duas vantagens significativas. 

Em primeiro lugar, a energia do sol é uma fonte de energia acessível em qualquer local da Terra, mesmo em áreas remotas ou desprovidas de infraestrutura.

Portanto, em locais isolados e de difícil acesso, o sol permanece uma opção viável.

Adicionalmente, a energia do sol é usada em nível local. Até mesmo por indivíduos para atender às suas próprias necessidades.

Veja Também:

Esse aspecto diferencia a energia do sol de muitas outras fontes de energia renovável que não são tão facilmente implementadas.

Então, uma vez convertida em eletricidade, a energia solar é facilmente integrada à rede elétrica. 

Isso possibilita a geração de eletricidade em larga escala em grandes usinas solares, particularmente em regiões com altos níveis de radiação solar, como as zonas equatoriais.

Aproveitando a luz do sol para gerar eletricidade, ela reduz as contas de energia e o impacto ambiental.

3. A energia solar é adequada para armazenamento e integração na rede elétrica

A geração de energia solar se concentra principalmente durante o dia. No entanto, graças a sistemas de armazenamento cada vez mais eficazes e confiáveis, podemos gerenciar melhor a discrepância entre a demanda de energia e a produção solar natural.

Isso permite que indivíduos e empresas exportem o excedente de energia gerado para o mercado, o que resulta em economia e, potencialmente, em uma fonte de renda adicional.

Conclusão

A energia do sol se destaca como uma fonte de energia renovável incomparável.

Por outro lado, sua natureza inesgotável, ampla disponibilidade global e facilidade de integração na rede elétrica a tornam importante na transição energética para um futuro mais sustentável. 

Assim, a energia do sol oferece a promessa de atender às necessidades atuais.

Também ajuda a proporcionar um caminho para uma sociedade mais autossuficiente e ecológica.

Picture of Rafaela Silva

Rafaela Silva

Especializada em investimentos e sustentabilidade, com ampla experiência em análise de mercado e desenvolvimento de conteúdo sobre práticas financeiras e ambientais responsáveis.

Últimos posts:

Deixe um comentário