É possível gerar energia solar noturna? O maior problema com a energia solar é que o sol nem sempre brilha. Então, o que fazer?
Se os painéis solares não podem produzir energia à noite, ou quando está nublado, como podemos confiar neles como uma fonte de eletricidade 24 horas por dia?
Este é um problema com o qual os cientistas de todo o mundo têm lutado, e alguns agora estão desenvolvendo maneiras inovadoras de superar esse obstáculo.
Confira neste artigo inovações tecnológicas que prometem promover a energia solar noturna e em outras circunstâncias onde não há energia solar!
Energia solar noturna e outras tecnologias em desenvolvimento
A energia solar foi reconhecida como uma das melhores maneiras de fornecer energia a algumas das pessoas mais pobres do mundo, com o preço dos painéis caindo 80% na última década.
O Fórum Econômico Mundial destacou o potencial da energia solar para melhorar a vida das pessoas que não têm acesso à eletricidade.
Essas três inovações podem ajudar a tornar a energia solar mais difundida uma realidade.
1. Energia solar noturna
Quem disse que os painéis solares não funcionam no escuro?
Em um avanço promissor de energia renovável confiável 24 horas, os cientistas testaram painéis que continuam produzindo energia mesmo quando o sol se põe.
Sobretudo, isso representa um marco significativo na busca por fontes de energia sustentáveis e ininterruptas.
Os painéis solares convencionais só funcionam à luz do dia, então você precisa de armazenamento de bateria caro para permitir que a energia produzida por energia solar seja usada à noite.
A equipe da Universidade de Stanford, nos EUA, realizou testes em painéis solares que mantêm a geração de eletricidade constante, independentemente do período de 24 horas.
Eles exploraram a capacidade dos painéis solares de esfriarem à noite, permitindo a geração de energia a partir da diferença de temperatura entre eles e o ar circundante, ainda quente.
Além disso, essa inovação utiliza um gerador termoelétrico que converte o calor em eletricidade.
Os pesquisadores construíram esses painéis com componentes acessíveis e afirmam que possuem o potencial de ser uma fonte confiável de energia para os 750 milhões de pessoas sem acesso à eletricidade durante a noite.
Além disso, o gerador termoelétrico também otimiza a produção dos painéis durante o dia, gerando eletricidade à medida que eles esquentam.
A equipe de Stanford acredita que a atualização dos painéis existentes com essa tecnologia pode ser uma tarefa simples.
Veja também:
- Revisão do Powerwall Tesla: Vale a pena?
- O Que é Preciso Para Iniciar um Projeto de Energia Solar?
- Canal do Invest Sustain no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
2. Painéis solares movidos a chuva
Os painéis solares convencionais têm sua geração de energia influenciada pela intensidade da luz solar.
Isso ocorre não apenas ao entardecer, mas também quando há nuvens densas ou chuva, o que reduz sua eficiência.
No entanto, pesquisadores da Universidade de Soochow, na China, acreditam ter encontrado uma solução para esse problema.
Eles identificaram o impacto das gotas de chuva nos painéis solares e utilizaram o atrito gerado por esse movimento para gerar eletricidade.
Isso foi possível ao colocar uma camada transparente contendo um nanogerador atriboelétrico (TENG) sobre os painéis solares convencionais, convertendo o movimento das gotas de chuva em energia.
Esses painéis movidos por atrito não apenas aumentam a produção de energia em dias chuvosos.
No entanto, eles também têm a capacidade de gerar eletricidade durante a noite em caso de chuva.
Os cientistas afirmam que essa abordagem representa uma maneira eficaz de capturar energia do ambiente em diversas condições climáticas.
3. Limpadores para instalações solares
Assim como a nuvem e a chuva podem bloquear a luz dos painéis solares, também podem bloquear poeira e sujeira.
Sobretudo, pesquisas mostram que poeira, água, areia e musgo se acumulando na superfície podem reduzir a produção de painéis solares em até 85%.
Limpar uma grande instalação solar é demorada e cara. A lavagem manual com escova e água custaria milhares de reais em um período de 10 anos, um estudo para estimativas de uma usina solar.
Mas se não for feito regularmente, a sujeira acabará por ser cimentada nos painéis, reduzindo a geração solar.
O desempenho dos robôs limpadores, no entanto, é uma tecnologia monitorada por um software de inteligência artificial que planeja manutenção preventiva para evitar avarias.
Eles já estão sendo usados para limpar milhões de painéis solares em 30 projetos solares de grande escala, do Chile à Índia.
Conclusão
Por fim, desenvolver um meio de extrair energia das células fotovoltaicas quando as condições não são favoráveis reduziria ou eliminaria a necessidade de armazenamento de baterias em sistemas de energia elétrica.
Com estas novas tecnologias, os pesquisadores esperam fornecer uma fonte de energia confiável e limpa para os cerca de 750 milhões de pessoas em todo o mundo que atualmente vivem sem eletricidade.