por: Invest Sustain
A energia solar no Brasil cresce, alcançando 15 GW de potência, mas enfrenta desafios devido à infraestrutura inadequada, gerando prejuízos financeiros significativos.
A perda de energia limpa nos últimos anos evidencia a urgência de modernizar as linhas de transmissão, especialmente migrando de aéreas para subterrâneas.
A modernização também inclui a introdução de tecnologias de armazenamento, recentemente disponíveis no Brasil, essenciais para garantir o uso contínuo da energia solar.
Novos inversores e baterias com maior capacidade permitirão que a energia solar seja usada independente do horário ou clima, superando limitações atuais.
Com armazenamento eficiente, a energia solar poderá complementar outras fontes em crises, oferecendo estabilidade ao sistema energético brasileiro.
A independência energética por meio de geração e armazenamento próprios reduzirá a demanda nas linhas de transmissão coletiva e fortalecerá a matriz energética.
Minas Gerais, líder em produção solar, pode se tornar o principal polo fotovoltaico do Brasil até 2050, impulsionando o futuro da energia solar no país.