por: invest sustain
A crise hídrica e o acionamento de termelétricas elevam os custos de energia, aumentando a conta de luz, algo que poderia ser evitado com maior uso de fontes renováveis.
As usinas solares e eólicas, mais baratas e limpas, sofrem restrições operacionais, reduzindo a geração de energia acessível e forçando o uso de termelétricas mais caras.
Investimentos em linhas de transmissão e sistemas de armazenamento, como baterias, são necessários para otimizar o aproveitamento das energias renováveis.
A alta carga tributária sobre baterias no Brasil desestimula o uso de tecnologias de armazenamento, um ponto em que o país está dez anos atrasado em relação ao resto do mundo.
A limitação na geração renovável resulta em desperdício de energia limpa, gerando prejuízos financeiros, enquanto o uso de fontes fósseis aumenta a poluição e os custos.
O uso ampliado de energia solar e sistemas de armazenamento pode ajudar a reduzir o impacto das tarifas altas, protegendo o consumidor e aumentando a competitividade econômica.
A energia solar, além de diversificar a matriz energética, preserva recursos hídricos, gera empregos sustentáveis e é uma das melhores saídas para mitigar os custos de energia.