por: invest Sustain
Em 2024, o mundo verá um salto de 33% na capacidade de energia solar instalada, somando 592 GW, impulsionado pela queda dos preços das placas solares.
A demanda por energia solar cresce em novos mercados, enquanto fabricantes lutam para manter sua fatia de mercado em meio à pressão de preços baixos.
A estimativa de instalação foi ajustada para cima devido ao avanço na Índia e Paquistão, compensando o ritmo mais lento em países como Japão e África do Sul.
Com preços dos módulos solares em queda para níveis recordes, muitos fabricantes enfrentam prejuízos, forçando ajustes na produção global.
O silício policristalino, essencial para os módulos fotovoltaicos, caiu para um preço que desafia a viabilidade econômica dos fabricantes.
Empresas estão fechando plantas para manutenção, reduzindo a produção anual de silício, mas ainda suficiente para sustentar a demanda global.
Apesar do crescimento solar, o investimento total em energia renovável caiu, refletindo desafios no setor eólico e dificuldades de conexão com a rede.