por: Rafaela Silva
Foto: Canva
Para calcular o sistema solar necessário, é essencial conhecer a potência do carregador do carro elétrico. Um carregador básico de 3,5 kW exige menos, enquanto opções mais potentes, como 22 kW, demandam sistemas muito maiores.
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Para um carregador de 3,5 kW, é recomendável um inversor de 5.000 W com entrada de 48V e saída compatível (110V ou 220V). Isso garante folga operacional e estabilidade no carregamento.
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Um banco de baterias de 48V com 200Ah é ideal para suportar a carga do carro durante o dia. O uso durante a noite exigiria muito mais capacidade, tornando o sistema mais caro e menos eficiente.
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Para compensar perdas de 25%, o sistema precisa de 10 painéis de 550W, totalizando 5.500W de potência instalada. Isso assegura energia suficiente para carregar o carro durante o dia.
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Com 7 horas de sol (8h às 15h), o sistema não consegue carregar 100% uma bateria de carro elétrica de 40 kWh. Por isso, recomenda-se manter a bateria do veículo entre 50% e 100%.
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Descarregar completamente a bateria do carro impacta negativamente sua vida útil e dificulta o carregamento em um único dia solar. Manter uma reserva ajuda na eficiência e preservação do equipamento.
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Carregar o carro dia e noite exige uma infraestrutura off-grid muito grande e cara. Por isso, focar em um sistema otimizado para uso diurno é a solução mais econômica e prática.
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