Quantas placas solares geram 600 kWh por mês?

por: Rafaela Silva

Foto: Canva

Seta

Se você quer gerar 600 kWh por mês com energia solar, precisa calcular corretamente a quantidade de placas necessárias. Vamos entender o passo a passo para dimensionar esse sistema da maneira mais eficiente.

Foto: Canva

Seta

Primeiro, é preciso calcular o consumo diário. Para isso, dividimos 600 kWh por 30 dias, resultando em 20 kWh/dia. Esse é o valor que seu sistema solar precisará gerar todos os dias para suprir essa demanda.

Foto: Canva

Seta

Agora, precisamos saber a irradiação solar do local. Em Recife, por exemplo, a média diária de irradiação é 5,34 kWh/m²/dia. Também consideramos uma eficiência do sistema de 75%, devido a perdas naturais como sujeira, temperatura e inclinação.

Foto: Canva

Seta

Com esses dados, calculamos a potência necessária do sistema: Potência do sistema = Consumo diário ÷ (Eficiência × Irradiação) 20 ÷ (0,75 × 5,34) = 5 kWp (5000 Wp)

Foto: Canva

Seta

Agora, determinamos quantas placas solares serão necessárias. Se escolhermos módulos fotovoltaicos de 450 Wp, basta dividir: 5000 Wp ÷ 450 Wp = 11,1 placas Como não podemos instalar frações de placas, arredondamos para 12 painéis solares.

Foto: Canva

Seta

Dica importante! Sempre que possível, considere adicionar algumas placas extras ao sistema. O consumo de energia tende a aumentar ao longo do tempo com a compra de novos equipamentos elétricos.

Foto: Canva

Seta

E a resposta? Para gerar 600 kWh por mês, são necessárias 12 placas solares de 450 Wp, considerando uma região com irradiação média de 5,34 kWh/m²/dia. Com um sistema bem dimensionado, você terá energia sustentável e economia garantida!

Foto: Canva