por: Invest Sustain
O aumento da adoção de energia solar, visto como uma alternativa econômica e sustentável, também traz novas vulnerabilidades em casas e empresas.
Um estudo da Secura revela falhas significativas em sistemas solares, com grande potencial para exploração por cibercriminosos.
Equipamentos solares, como inversores, são alvos fáceis, pois frequentemente possuem menos proteção, apesar de estarem conectados à internet.
Inversores, responsáveis por converter energia, podem ser hackeados, levando à interrupção no fornecimento de eletricidade ou até sequestro para ataques DDoS.
Esses ataques podem, em cenários graves, implantar códigos maliciosos que se espalhem pela rede elétrica, afetando outros consumidores.
Não há registros de ataques massivos, mas o risco é real e ações preventivas são urgentes para evitar danos em larga escala.
A solução envolve principalmente os fornecedores, que precisam melhorar a segurança com medidas como criptografia, evitando que a confiança pública na energia solar seja abalada.