por: Invest Sustain
A Portaria 515/2023 do Inmetro exige inversores com proteção AFCI a partir de 01/12/2024, gerando grande mobilização entre fabricantes para cumprir o prazo.
Empresas como TBEA estão investindo em P&D para incorporar a tecnologia AFCI em seus produtos, garantindo segurança e conformidade com as novas normas.
Solinteg também trabalha intensamente para atender os padrões de excelência e trazer inovação, mantendo sua presença competitiva em diversos mercados.
Growatt já implementou a tecnologia AFCI em sua linha de inversores on-grid, usando hardware e software avançados para aumentar a segurança e reduzir falsos alarmes.
SolaX enfrenta desafios de readequação, adaptando seus inversores ao padrão do Inmetro, embora a homologação de todos os produtos até o prazo seja improvável.
Existe a preocupação com os muitos inversores sem AFCI estocados no Brasil, que podem ser difíceis de comercializar após o início da nova norma.
Fabricantes cogitam solicitar uma prorrogação ao Inmetro, considerando os potenciais problemas econômicos e o impacto no mercado causado pela norma.