por: Rafaela Silva
Invest Sustain
O relatório da Wood Mackenzie sobre a energia solar em 2024 destaca que esse setor não é mais apenas uma tecnologia de energia renovável em expansão, mas sim um catalisador para a transição energética global.
Foto: Canva
Em 2023, a capacidade instalada de energia solar atingiu 1,5 TW globalmente, com mais 3 TW previstos para os próximos dez anos.
Foto: Canva
O texto aponta para tendências importantes em 2024, como a desaceleração do crescimento em mercados-chave e os desafios enfrentados pela indústria solar.
Foto: Canva
Prevê-se que a energia solar passe de um setor em rápido desenvolvimento para uma indústria consolidada, marcando uma transição para um crescimento mais moderado.
Foto: Canva
A análise sugere que o crescimento médio anual, que foi de 28% de 2019 a 2023, começará a desacelerar em 2024, mantendo-se estável de 2024 a 2028, inclusive com alguns anos de redução.
Foto: Canva
A China lidera as instalações de energia solar fotovoltaica, seguida pela Europa, que experimentou um aumento no crescimento solar após a recente crise energética.
Foto: Canva
Quanto à fabricação de energia solar, a capacidade de produção de módulos triplicou nos últimos dois anos, ultrapassando 1 TW.
Foto: Canva
O relatório destaca que as taxas globais de fabricação de módulos caíram, de 70% em 2021 para menos de 40% em 2023, indicando a necessidade de inovação por parte dos fabricantes.
Foto: Canva