por: Invest Sustain
Desde 2012, a energia solar fotovoltaica vem crescendo significativamente no Brasil, impulsionando a criação de mais de 1,4 milhão de empregos no setor.
Com uma matriz elétrica de 233,7 mil MW, a energia solar já representa 19%, ou cerca de 44 mil MW, consolidando-se como a fonte de energia que mais cresce no país.
O Rio Grande do Sul ocupa o terceiro lugar em potência instalada, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, estados que se beneficiam de legislações específicas e incentivos fiscais.
Investimentos em energia solar no Brasil já somam R$ 208,1 bi, resultando na redução de 53,7 mi de toneladas de CO2 na atmosfera, com uma expectativa de expansão para 30% da matriz renovável.
A Corsan, empresa de saneamento, já utiliza 78% de energia renovável e visa atingir 100% até 2025, com fontes como PCH, solar e biomassa.
O CREA-RS destaca o papel vital dos engenheiros no desenvolvimento da energia renovável e no suporte a desastres naturais, promovendo o empreendedorismo no setor.
Investimentos em pesquisa, desenvolvimento e qualificação de engenheiros são essenciais para o crescimento contínuo da energia solar, como demonstrado pelo progresso tecnológico desde 2004.