Cientistas idealizam “cidade-girassol” para otimizar energia solar

por: Invest Sustain

Inspirado na disposição das sementes de girassol, este novo modelo promete melhorar significativamente a captação de energia solar nos edifício

Seta
Seta

Liderado pelo Dr. Ammar A. T. Alkhalidi, da Universidade de Sharjah, o estudo revela que a estrutura proposta supera os modelos urbanos tradicionais, aumentando a exposição solar em telhados e fachadas em até 12%.

A pesquisa, que contou com a colaboração de acadêmicos do Iraque, Jordânia e Emirados Árabes Unidos, foi publicada no periódico Renewable Energy Focus.

Seta
Seta

Ela detalha como a nova configuração permite que a luz solar atinja mais uniformemente todos os edifícios, utilizando Varsóvia como exemplo para simulação devido às suas condições de baixa radiação solar.

"A proposta de um novo layout urbano inspirado na distribuição de sementes em girassóis.  O objetivo é garantir o melhor aproveitamento da energia solar, com igualdade de luz solar para todos os edifícios. -"Dr. Ammar A. T. Alkhalidi

Seta
Seta

O Dr. Alkhalidi vê o padrão de girassol como um precursor de uma nova era no planejamento urbano, onde a eficiência energética e o uso de energias renováveis são integrados desde a concepção das cidades.

Além das implicações energéticas, o estudo ressalta a capacidade do padrão de girassol de preservar a privacidade e o caráter das comunidades, sem necessitar de lotes maiores.

Seta