por: invest sustain
Rumores circularam afirmando que a ANATEL proibiria a importação de eletrônicos por sites como AliExpress, causando grande preocupação entre os consumidores.
Jornalistas do Tecnoblog investigaram esses rumores diretamente com a ANATEL, descobrindo que não havia nenhuma nova ação direcionada especificamente ao AliExpress.
A ANATEL negou qualquer nova medida contra o AliExpress, explicando que os processos de fiscalização em andamento já estavam previstos e não são uma novidade.
A agência esclareceu que dispositivos com módulos de radiofrequência, como Wi-Fi e Bluetooth, sempre exigiram homologação, sem foco específico em plataformas como AliExpress.
A fiscalização desses produtos varia conforme as políticas do governo em exercício, podendo ser mais ou menos rigorosa, mas sem intenção de proibir importações em geral.
Vendedores estrangeiros mostraram dificuldades em entender o processo de homologação, mas a ANATEL reafirmou que as exigências já estavam em vigor antes dos rumores.
Embora a fiscalização possa aumentar, não há proibição de importação de eletrônicos. A ANATEL foca apenas em garantir a conformidade técnica dos produtos, sem barrar a entrada deles no país.