Um painel solar monocristalino é um painel composto por células solares feitas de lingotes cilíndricos de silício de alta pureza.
Esses lingotes são cortados em formas circulares que, por sua vez, são transformadas em células de forma octogonal para otimizar sua eficiência.
Essas células possuem uma aparência distintiva devido à sua forma octogonal e exibem uma coloração uniforme.
Conteúdo da página
ToggleComo funciona um painel solar monocristalino?
Os painéis monocristalinos surgiram pela primeira vez em 1955. Eles conduzem e convertem a energia solar em eletricidade.
Quando a luz solar atinge o semicondutor de silício, ela absorve energia suficiente para liberar elétrons, permitindo-lhes fluir livremente.
Qual a diferença entre um painel solar monocristalino e policristalino?
As células solares de silício cristalino recebem seu nome devido ao processo de fabricação.
O método de criação das células policristalinas distingue entre os painéis solares monocristalinos e policristalinos, envolvendo o derretimento do silício e seu despejo em um molde.
Por outro lado, a uniformidade da célula monocristalina proporciona um tom azul profundo consistente em toda a sua extensão, tornando-a mais eficiente do que os módulos solares policristalinos, que exibem várias tonalidades de azul.
Além da etapa de fabricação, as diferenças na construção entre células solares mono e policristalinas são mínimas.
As células solares monocristalinas são mais eficientes do que as células policristalinas devido à sua estrutura cristalina uniforme e capacidade de facilitar um nível mais alto de fluxo de elétrons.
Além disso, os painéis monocristalinos são mais robustos e resistentes a flutuações de temperatura, tornando-os uma escolha preferida para longos períodos de uso.
Os módulos de cristal monocristalinos também tendem a ser menores em comparação com suas contrapartes policristalinas.
Veja também:
- Como Funciona a Instalação Fotovoltaica?
- Conheça a História da Energia Fotovoltáica
- Canal do Invest Sustain no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Como funciona a instalação?
Os painéis solares monocristalinos são relativamente fáceis de instalar, pois vêm pré-montados.
Portanto, para maximizar a produção de energia, o painel é inclinado em direção ao sol.
No processo, a área ao redor dos painéis deve estar livre de sombras ou obstruções que possam impedir que a luz solar os atinja.
Os painéis solares monocristalinos são duráveis e resistentes. Então, a manutenção necessária é mínima depois disso.
Qual o custo de um painel solar monocristalino?
Por serem feitas de silício puro, as células solares monocristalinas são mais eficiente na conversão da luz solar em energia.
Por conta disso, ocupam o menor espaço de qualquer tecnologia de painel solar que esteja atualmente no mercado.
Elas também têm a grande vantagem de serem a tecnologia de células solares mais duradoura, com sua expectativa de vida atualmente definida em cerca de meio século.
Como resultado disso, a maioria dos fabricantes oferece garantias de até 25 anos nesses tipos painéis solares, durando metade de sua vida útil esperada.
Embora este sistema permaneça superior em quase todos os sentidos quando comparado a modelos policristalinos, ele vem com um preço alto.
A instalação dos painéis em sua casa influenciará o custo total, que tenderá a variar conforme o tamanho e a quantidade necessários.
O mesmo se aplica ao nível de potência dos painéis, bem como ao método de instalação.
É por isso que o policristalino atua como uma alternativa mais barata.
Conclusão
As células solares monocristalinas são a opção mais popular do mercado, bem como a forma mais eficiente de célula solar.
Embora também tendam a ser a opção mais cara, com células monocristalinas você tem garantidos níveis de eficiência decentes em todas as condições climáticas.
Portanto, isso as tornam uma ótima opção para quem busca um projeto de energia solar duradouro e eficiente.