Módulos Solares: O Que São e Quais os Tipos?

Diariamente, observamos um crescimento constante na utilização da energia solar, e o futuro reserva promissoras oportunidades nessa indústria, como o desenvolvimento de módulos solares. 

Diariamente, observamos um crescimento constante na utilização da energia solar, e o futuro reserva promissoras oportunidades nessa indústria, como o desenvolvimento de módulos solares. 

Mais de 100.000 casas no Brasil, em grande parte em locais rurais, agora dependem de módulos solares como fonte primária de energia. 

E esse número está crescendo rapidamente à medida que as pessoas começam a entender o quão limpa e confiável essa fonte de energia é. 

No entanto, é preciso compreender o que exatamente constitui um módulo solar e quais são os tipos disponíveis com seus respectivos benefícios.

Continue lendo para saber como fazer a escolha certa! 

O que são módulos solares? 

Um módulo solar representa um conjunto de células solares interligadas projetadas para absorver a luz solar como fonte de energia e convertê-la em eletricidade.

Esses módulos solares, também conhecidos como painéis fotovoltaicos, são agrupados em uma extensa matriz denominada matriz fotovoltaica, a fim de obter a corrente e a tensão necessárias.

Quando você decide comprar um sistema de energia solar, encontrará três tipos e, por isso, pode ser desafiador entender a diferença entre essas tecnologias. 

Então, vamos ter uma breve compreensão de cada um deles abaixo:

1. Módulos solares monocristalinos

É um módulo solar que compreende células solares monocristalinas.

Quando a luz solar cai sobre os módulos solares monocristalinos, as células absorvem a energia e criam um campo elétrico através de um processo complicado. 

Portanto, cria tensão e corrente que são usadas diretamente para executar a CC.

As células do painel têm um padrão de pirâmide que oferece uma área de superfície maior para coletar mais energia dos raios solares.

Esse tipo de módulo também reduz a reflexão e, assim, aumenta a absorção de calor. 

As células são revestidas com nitreto de silício, fazendo com que esses painéis tenham vida útil de até 25-30 anos.

A eletricidade produzida por esses módulos solares é coletada através de condutores metálicos.

Veja também:

2. Módulos solares policristalinos

Os módulos solares policristalinos são módulos solares que consistem em vários cristais de silício em uma única célula fotovoltaica.

Os painéis fotovoltaicos, policristalinos cobrem 50% da produção global de módulos.

Feito de várias células fotovoltaicas e cada célula contém cristais de silício que funcionam como um dispositivo semicondutor. 

O silício policristalino é a tecnologia fotovoltaica mais consolidada e testada.

A eficiência de conversão em condições de luz difusa (por exemplo, em um dia nublado) é melhor do que em módulos monocristalinos.

Por outro lado, as células policristalinas são um pouco mais baratas do que as monocristalinas.

Além disso, o módulo policristalino tem 25 anos de vida útil.

3. Módulos de filme fino

É uma boa opção para projetos com menores requisitos de energia, mas que precisam de leveza e portabilidade. 

As tecnologias de filme fino produziram uma eficiência máxima de 20,3%, com o material mais comum silício amorfo em 12,5%.

Os painéis de filme fino são mais baratos do que os painéis cristalinos, sobretudo, devido ao próprio módulo e seu processo de instalação.

Além disso, é fácil de manusear.

Também é mais flexível em comparação com a tecnologia solar convencional.

Conclusão 

Por fim, os módulos solares de hoje são produtos extremamente seguros e confiáveis, com taxas mínimas de falha e vida útil projetada de 20 a 30 anos. 

A maioria dos principais fabricantes oferece garantias de vinte ou mais anos para manter uma alta porcentagem de potência nominal inicial. 

Portanto, ao selecionar módulos solares, procure produtos que possuam testes de qualificação e informações de garantia nas especificações do módulo.

Picture of Rafaela Silva

Rafaela Silva

Especializada em investimentos e sustentabilidade, com ampla experiência em análise de mercado e desenvolvimento de conteúdo sobre práticas financeiras e ambientais responsáveis.

Últimos posts:

Deixe um comentário