Os híbridos plug-in lideram vendas de veículos eletrificados no Brasil em janeiro de 2025. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país registrou 12.556 emplacamentos de veículos leves eletrificados, um número três vezes maior em relação a 2024, consolidando a tendência de crescimento desse segmento.
A princípio, a liderança dos híbridos plug-in (PHEV) no mercado deve-se à sua autonomia, flexibilidade e incentivos fiscais. Com 53,4% de participação nas vendas, esse modelo superou os veículos 100% elétricos (BEV), que ficaram com 29,4%.
Neste artigo, exploramos os números da ABVE, os critérios de classificação dos veículos e as regiões com maior participação nas vendas.
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ToggleO crescimento dos híbridos plug-in no Brasil
Os híbridos plug-in lideram vendas por oferecerem maior autonomia em relação aos veículos elétricos tradicionais, além de permitirem a recarga por eletricidade e o uso de combustíveis.
Participação dos veículos eletrificados em janeiro de 2025
- Híbridos Plug-in (PHEV): 6.701 unidades (53,4%) – crescimento de 71,4% sobre janeiro de 2024;
- Veículos 100% elétricos (BEV): 3.700 unidades (29,4%) – queda de 15% sobre o ano anterior;
- Híbridos convencionais (HEV): 1.545 unidades (12%) – alta de 23,5% em relação a 2024;
- Híbridos Flex (HEV Flex): 610 unidades (5%) – queda de 62% sobre janeiro de 2024.
Atualização dos critérios de classificação
A ABVE implementou uma nova metodologia para definir veículos eletrificados, excluindo os micro-híbridos (MHEV), que possuem motores com menos de 60V e não têm tração elétrica independente. Em primeiro lugar, essa mudança visa tornar os números mais precisos bem como evitar distorções no crescimento do mercado de elétricos.
Desse modo, a categorização se torna mais alinhada com a realidade do setor. Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, os MHEV passaram a representar uma parcela significativa do mercado, mas não oferecem redução de emissões suficiente para serem considerados eletrificados.
Infraestrutura e distribuição geográfica das vendas
O crescimento da infraestrutura de recarga e a ampliação da oferta de veículos influenciaram diretamente o aumento das vendas.
Regiões com maior participação em janeiro de 2025
- Sudeste: 5.898 unidades (47%) – queda de 3,9 pontos percentuais em relação a 2024;
- Nordeste: 2.235 unidades (18%) – crescimento significativo;
- Sul: 2.129 unidades (17%) – mantendo-se estável;
- Centro-Oeste: 1.768 unidades (14%) – expansão notável;
- Norte: 529 unidades (4%) – maior crescimento proporcional.
A redução da participação do Sudeste indica um avanço das vendas nas demais regiões, impulsionado pela expansão das concessionárias e do número de pontos de recarga públicos e semipúblicos, que chegaram a 12.137 unidades em novembro de 2024.
Conclusão
Os híbridos plug-in lideram vendas no Brasil, consolidando-se como a principal escolha entre os consumidores de veículos eletrificados. Além disso, a ampliação da infraestrutura de recarga, os incentivos fiscais e a demanda crescente impulsionam esse segmento.
Do mesmo modo, o avanço da mobilidade elétrica no país depende da ampliação da infraestrutura e de mais incentivos para os consumidores. Afinal, você acredita que os híbridos plug-in são a melhor opção para o futuro da eletrificação no Brasil? Compartilhe seu comentário!