Energia On Grid ou Off Grid: Qual Compensa Mais?

De acordo com pesquisas com consumidores, 40% de participação no mercado de sistemas solares consiste em energia on grid, 45% corresponde aos usuários de energia off grid e o restante do percentual são sistemas de energia híbrida.

Embora existam três tipos diferentes de sistemas de energia solar (energia on grid, off grid e híbrida), todos os três funcionam com os mesmos princípios básicos.

A luz solar é primeiro convertida pelos painéis solares em energia de corrente contínua (CC), usando o que é conhecido como efeito fotovoltaico.

Essa energia CC pode então ser armazenada em uma bateria ou convertida por um inversor solar em energia de corrente alternativa (CA), que pode ser usada para executar seus eletrodomésticos.

De acordo com pesquisas com consumidores, 40% de participação no mercado de sistemas solares consiste em energia on grid, 45% corresponde aos usuários de energia off grid e o restante do percentual são sistemas de energia híbrida.

Diante disso, se você ainda não escolheu um sistema solar para sua casa, pode estar se perguntando sobre qual alternativa compensa mais. 

Este artigo lhe dará a resposta! 

O que é energia on grid?

O que é energia on grid Invest Sustain Energia Solar

Um sistema solar na rede ou ligado à rede, ou energia on grid, é um sistema que funciona junto com a rede elétrica.

Neste sistema, qualquer excesso ou deficiência de energia pode ser extraído da rede por meio de medição líquida. 

Muitos usuários residenciais estão optando por um sistema solar on grid, pois têm a chance de aproveitar o crédito pelo excesso de energia que seu sistema produz e economizar em suas contas de eletricidade. 

Você sempre terá energia do sistema solar ou da rede. Além disso, eles não necessitam de baterias.

Em contraste com um sistema solar on grid que funciona junto com a rede, o sistema solar off grid funciona independentemente da rede. É mais popular e vem com um backup de energia.

Quais benefícios da Energia On Grid e Off Grid? 

A escolha entre soluções de energia fora da rede e conectadas à rede depende das necessidades individuais do cliente.

Se o objetivo principal for fornecer backup de energia em espaços comerciais, a opção ideal seria um sistema solar off grid. 

No entanto, para aqueles que visam principalmente reduzir os custos mensais de eletricidade, um sistema solar conectado à rede seria mais apropriado. 

No entanto, em áreas com interrupções frequentes de energia ou falta de disponibilidade da rede, um sistema solar off grid se mostra mais vantajoso para alimentar residências. 

Um sistema solar conectado à rede, por outro lado, busca principalmente economizar na conta de eletricidade.

Veja também:

Quais aparelhos posso alimentar com cada tipo de energia?

Em um sistema solar on grid, é possível operar qualquer dispositivo doméstico.

Esses sistemas são ideais para o funcionamento de aparelhos de alto consumo energético por longos períodos.

Já em um sistema solar off grid, é viável usar diversos aparelhos domésticos, como geladeiras, condicionadores de ar, aquecedores elétricos, entre outros.

Contudo, esses dispositivos têm limitações em relação ao número e tempo de funcionamento, os quais dependem da capacidade de armazenamento da bateria, já que o custo do armazenamento de energia pode ser elevado.

Processo de instalação 

Residencias, complexos comerciais, sociedades habitacionais, centros comunitários, órgãos governamentais, instituições privadas, entre outros, podem instalar de forma independente um sistema on grid no telhado, de maneira simples.

Essa instalação envolve o ajuste de suportes personalizados para os painéis solares, montagem dos painéis, caixa de junção, proteção contra raios, inversor, cabos de cobre, etc.

Na instalação de um sistema solar independente, é necessário conectar e instalar baterias adicionais. 

A montagem inclui o ajuste de suportes personalizados para os painéis solares, montagem dos painéis, proteção contra raios, inversor, baterias, entre outros.

Energia on grid ou off grid: Investimento e retorno

Invest Sustain Energia Solar Energia on grid ou off grid Investimento e retorno

Tanto o sistema de energia on grid quanto o off grid têm como objetivo principal reduzir os custos de eletricidade.

No entanto, um sistema conectado à rede, conforme mencionado anteriormente, oferece um investimento atraente, com um tempo de retorno de aproximadamente 5 anos, fornecendo eletricidade gratuita por mais duas décadas.

Além disso, ao investir em energia solar, é possível transformar a própria propriedade em uma fonte de receita e alcançar o retorno do investimento em apenas 4-5 anos.

O sistema on grid também é mais econômico para instalar em comparação com o sistema independente, pois não requer baterias, envolvendo menos custos.

Esse sistema também demanda menos manutenção e geralmente possui uma vida útil mais longa.

No entanto, mesmo que o sistema on grid seja mais vantajoso em termos de custo, é importante considerar outras opções, como o sistema a fim de que se possa tomar uma decisão informada.

Os sistemas off grid são mais caros do que os sistemas conectados à rede devido ao armazenamento das baterias, o que aumenta seu custo.

Por conseguinte, ao avaliar as opções disponíveis, é preciso levar em conta não apenas o custo inicial, mas também a eficiência a longo prazo.

Conclusão 

Como você viu, a escolha de cada tipo de sistema depende dos seus objetivos e da sua realidade. 

Portanto, o ideal é que você busque o conselho de uma empresa especializada para avaliar minuciosamente a necessidade e eficiência energética da sua casa. 

Picture of Rafaela Silva

Rafaela Silva

Repórter de economia e negócios. Possui experiência em mídia impressa e digital, cobrindo diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, entre outros.